mc solaar - prose combat(1994)

Um dos mais famosos álbuns de Claude M’Barali, nascido no Senegal, ganhou fama por toda a Europa como Mc Solaar, e esteve em 2004 no Brasil no Motomix(evento da Motorola). Um dos prinicpais responsáveis(junto com IAM e outros grupos) a deixar a França, na década de 90, em 2º lugar na produção de hip-hop perdendo apenas para os EUA. Bem diferente do estereótipo do rapper americano Mc Solaar tem nesse cd de muita qualidade com letras politizadas, outras falando de amor e paz de maneira bem superficial, músicas fáceis de serem guardadas, nem um pouco parecido com o clima de rappers com 50 cent. Um bom começo para os que querem conhecer um pouco de rap francês.
som destaque : 2 - Obsolete
Fugazi - Red Medicine(1995)

"Se a História for simpática com o Fugazi, os discos da banda não serão obscurecidos pela reputação e métodos de trabalho deles". Uma das bandas realmente muito foda na história recente da música. Revolucionários em questão de comportamento, adimirados por sua radicalidade e integridade, inovadores no som, um som ousado! Red Medicine é o 5º do Fugazi e uma continuidade do trabalho, alternando vocais de Ian MacKaye(Minor Threat, e meio que o cara que inventou essa história de Straight Edge) e Guy Picciotto, guitarra baixa, nunca parada sempre numa constante com solinhos baixos, guitarra distorcia, vocal desleixado de Ian e vocal melódico de Guy, um ótimo baterista e um baixista que faz a banda. Fugazi é muito pra se explicar, para quem não conhece, os dois primeiros álbuns são mais recomendáveis o "13 songs" e o "Repeates + 3 songs".
som destaque: Bad for the Scraping
Sonic Youth - Rather Ripped(2006)

Como diria sérgio mlandro: "ah cara se você está triste não fice triste...!", os expoentes máximos do rock alternativo lançaram seu mais novo cd. Sonic Youth não é uma banda q eu corra muito atrás, conheço um pouco(goo, dirty, daydream nation e clássicos de outros álbuns) , mas logo que vi no Jornal de Londrina uma reportagem de uma página sobre o novo álbum do sonic youth fui logo abrindo o soulseek, e puxando, em 2 dias já tava escutando, e cara é muito bom mesmo, tanto que dos 4 cds meus do sonic youth esse passa a ser o 2º no meu gosto perdendo apenas para o dirty. Mas vamos ao novo cd do SY: a primeira faixa "Reena" com vocal by Kim Gordon é daquelas melodias doces do sonic youth e ótima para abrir o álbum, depois de engatada a primeira "incinerate" continua no mesmo ritimo(velho aqueles solinho acompanhando o vocal são o que há!), já acelerando(é uma das mais calminhas do cd) um pouco na minha opinião, até coloquei a letra dela no fotolog(que precisa ser atualizado) "do you belive in Rapture?" letra massa, dose certa de calmaria, perfeita. do meio do cd vou destacar : "Rats" , "James Run free" e "Turquoise boy" as duas últimas com vocal by Kim Gordon. A penúltima música "pink steam" é quase instrumental com guitarras lindas, perdfeitas, não tenho nem que fala que Thurston Moore e Lee Ranaldo tocam demais, demais demais. Muito bom o álbum, perfeito para os que dizem que hoje em dia não se faz mais nada de bom.
som destaque: do you belive in rapture?
wilco - a ghost is born(2004)

Quem me conhece sabe que wilco é uma das minha bandas favoritas, sem sombra de dúvida foi o wilco que abriu várias portas de som e tudo mais, além de ser uma banda genial lança cds geniais, e mais um atrás do outro. Quem poderia esperar que o sucessor do supremo yankee foxfort hotel fosse tão bom, realmente não é melhor que o anterior, mas a genialidade ainda está presente, como em "Hell is Crhome" em que a voz de Jeff Tweedy se torna bem maior que o piano e se torna uma verdadeira canção linda para "via chicago" nunhum botar defeito, "spiders" é uma música de 10 minutos que mostra onde o graus de experimentações eletrônicas iniciadas no YFH levaram, "Hummingbird" foda com tudo é linda, cara wilco é foda! tem um violino nessa múscia que pelo amor de deus é lindo! "Handshake drugs" ótima também nos faz lembrar um pouco o summertheth(3º álbum do wilco), "Company on my back" linda, com uma introdução que com certeza daria um bom comercial de tv."I'm a wheel" é sem sombra de dúvida uma das mais rock de toda a história do alternative-country. "theologians"é ao lado de Hummingbird a minha favorita do cd, linda mesmo. O 5º álbum do wilco é mais um que não pode ser desprezado nem ofuscado por outros, escute!
som destaque: Hummingbird
Um comentário:
Grandes resenhas! Concordo com tudo, embora eu não conheça alguns álbuns completos. Mas de todos eu escolheria o do Wilco. É bom mesmo!
Postar um comentário