Boa noite e boa sorte (Good night, and good luck)
País: EUA (2005)
Elenco Principal: David Strathairn, George Clooney, Patricia Clarkson, Jeff Daniels, Robert Downey Jr., Frank Langella
A história de George Clooney e seu filme, Boa Noite e Boa Sorte, teve mais um capítulo curioso na noite de 5 de março de 2006. Agraciado como "melhor ator coadjuvante" por sua interpretação no polêmico Syriana - A Indústria do Petróleo, o ator/diretor subiu ao palco e declarou "Tudo bem, então eu não sou o vencedor de melhor diretor". Era mais do que óbvio. Apesar da ótima atuação de Clooney no citado longa sobre a indústria petrolífera, aquele prêmio deveria servir como um consolo ao seu lado diretor.
Estava na cara que Clooney não venceria o Oscar por Boa Noite e Boa Sorte, filme que dirigiu, escreveu (junto com o roteirista Grant Heslov), atuou e co-produziu. Longe do estilo hollywoodiano de filmar e abordando assuntos que possuem muito mais do que a babaquice produzida diariamente na Meca do cinema, a obra do ex-ator de E.R. escancara a luta real de um homem por justiça e pela integridade e liberdade da imprensa de seu país na década de 50.
Edward R. Morrow, brilhantemente interpretado por David Strathairn, foi um famoso âncora de TV que resolveu encarar de frente a injusta caçada que o senador McCarthy empreendeu atrás de comunistas nos EUA, enquadrando, entretanto, qualquer pessoa que discordasse de seus métodos e idéias, fosse ela realmente comunista ou não. Uma verdadeira caça às bruxas que o jornalista, apoiado por seu diretor Fred Friendly (George Clooney), enfrentou com os punhos cerrados e a verdade sempre ao seu lado.
Com uma fotografia de tirar o fôlego, uma direção primorosa e um tratamento estético fora do comum, principalmente pelo preto e branco em que é apresentado o filme, Boa Noite e Boa Sorte pinça um complicado período da história americana para apresentar todos os seus lados. Mergulhado em seu charme noir, o longa tem tomadas tão incríveis quantos seus diálogos, às vezes rápidos e incisivos, em outras tomados de tensão e arrebatamento
O roteiro é um show à parte, fazendo com que o espectador caia direto na CBS da época e se sinta como um dos repórteres, acuado, temeroso mesmo sabendo que contam com a verdade ao seu lado. Enquanto observamos Morrow enfrentar problemas internos, com os diretores da TV e externos, com os políticos e a opinião pública, é impossível não transportarmos toda a confusão para os dias de hoje, em que CNN e Fox News são mais do que canais de TV - são instrumentos da alienante propaganda governista americana.
Boa Noite e Boa Sorte mostra que Clooney tem mesmo um futuro brilhante na direção de filmes. Após realizar Confissões de uma mente perigosa com bastante esmero, este novo trabalho dá sinais claros de que o lugar do galã é mesmo atrás das câmeras, para o desespero das fãs. Mas, ao que parece, elas não precisam se preocupar tanto: o seu lado ator, agora "oscarizado" e tudo mais, sempre aparece ao menos para uma pontinha.
-------------------------------------------------------------------------------
Acho que já saiu na locadora...eu vi esse no cinema...mt bom...yo recomendo!
2 comentários:
Yo irei vê-lo!
eu vi. jah tah na locadora sim eu vi em casa. muito bom!
Postar um comentário