quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Bio'N'Roll

O seu informativo biológico!

Tirando a água do joelho!

Não, pobre leitor, tu não leu errado. O assunto desta vez é mesmo ir ao banheiro. E tu deve estar pensando: "Mas qual a desse cara afinal?". O esquema é que muita gente vai ao banheiro por simples necessidade, sem nem ao menos saber por que está indo! Mas não se preocupe, seu pseudo-biólogo está aqui para acabar com a escuridão que paira sobre sua mente!

O básico todo mundo sabe: nossos rins filtram o plasma sanguíneo o tempo todo, tirando as excretas como uréia e outros tóxicos ao organismo que, se acumulados, podem te botar a sete palmos. A nível de curiosidade, se um adulto de físico normal (pequenas deformações são toleradas) pesa 70 quilos, significa que ele deve ter aproximadamente 5 litros de sangue no corpo, dos quais 3 litros seriam de plasma, plasma esse que, por dia, seria todo filtrado aproximadamente 180 vezes. Após isso, nossas amiguinhas excretas vão parar na bexiga urinária, e ficam lá morgando até tu começar a sentir aquelas coxadas. Aí é aquela correria.

Algumas substâncias fazem com que ocorram alterações no funcionamento normal dos rins. Quem nunca bebeu uma cervejinha demais e não se sentiu tal como um chafariz? Pois sim, a cerveja faz isso por causa do álcool nela presente. Ele inibe o chamado Hormônio Anti-Diurético (ADH, se você falar inglês), que controla o funcionamento dos rins para que eles não se empolguem muito no que fazem. Se não houvesse esse hormônio, o rapaz do exemplo lá de cima, se ele me permite mais um exemplo, urinaria cerca de 18 litros por dia. Acho que ele não ia curtir muito a idéia.

Só isso? Não, não, tem mais. Outra substância que faz os rins ficarem doidões, mas não pelos mesmos motivos do álcool, é a cafeína. Ela estimula a filtração nos rins, fazendo com que funcionem a todo vapor. Tá aí o porque tu vai no banheiro a cada cinco minutos depois de tomar bastante tereré. Mas não tema, pois esse aumento não é prejudicial ao rim, mesmo que tu tome todo dia.

Um último comentário infeliz: alguém aí já viu um canguru bebendo água? Não? Não? Pois é, cangurus não bebem água. Devido à vida no clima quente, eles têm de reter o máximo de água possível, e conseguem água através da alimentação. A urina de um pula-pula é tão concentrada que chega a ser pastosa.

É isso aí. Na próxima vez que for ao banheiro, tu já tem uma idéia do que tá rolando.

Ah, e o primeiro que vier falar de urinoterapia toma um tiro. Na real, eu sou anormal, mas tem uns que se superam.


----------------
Now playing: Ugly Casanova - Barnacles
via FoxyTunes

3 comentários:

emilio_ disse...

cara...gostei! mas ae...eu nunca vi um canguru...fazia tempo q n tinha um bio n'roll!

CassiO disse...

Pois é, acordei mais cedo e do nada resolvi escrever =þ

cavernaman disse...

ahuahauahaauah tu escreve bem pacas hein moço hehehe (blah....)esse blah nao é pra vc nao auhauahauahua